sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dilemas

Feriadão de muito calor, muita curtição e muito....trabalho...Pois é, bem que eu queria estar na praia agora, tomando uma cervejinha e escutando uns clássicos do rock (apesar que parece que vai chover).

Hoje estive pensando sobre como nós fazemos nossas escolhas e como as coisas seriam se tomássemos decisões diferentes ao longo de nossas vidas. "E se" - é o que sempre vem à cabeça logo após fazer uma escolha ou quando algo sai errado. É o que tenho pensado muito, pois perdi a pessoa mais importante da minha vida, a pessoa que dedicou a vida a mim. "E se eu a tivesse levado a outro hospital?", "e se outro médico a tivesse atendido?", "e se eu pudesse ficar no lugar dela?"...Eu só tenho certeza da resposta da terceira pergunta.

Tempos atrás li uma edição da revista super interessante que falava sobre dilemas morais. Um tema muito interessante mesmo, pois não é tão simples quanto parece tomar decisões ou julgar o que é certo ou errado. Vejam as perguntas e reflitam:

O trem descontrolado

Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?


O trem descontrolado (2)

Imagine a mesma situação anterior: um trem em disparada irá atingir 5 trabalhadores desprevenidos nos trilhos. Agora, porém, há uma linha só. O trem pode ser parado por algum objeto pesado jogado em sua frente. Um homem com uma mochila muito grande está ao lado da ferrovia. Se você empurrá-lo para a linha, o trem vai parar, salvando as 5 pessoas, mas liquidando uma. Você empurraria o homem da mochila para a linha?


Totem e tabu

No seu país, a tortura de prisioneiros de guerra é proibida. Você é tenente do Exército e recebe um prisioneiro recém-capturado que grita: “Alguns de vocês morrerão às 21h35”. Suspeita-se que ele sabe de um ataque terrorista a uma boate. Para saber mais e salvar civis, você o torturaria?


Os limites da promessa

Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?


Choque cultural

Você é um funcionário da Funai, trabalhando na Amazônia sob ordem expressa de jamais intervir na cultura indígena. Passeando perto de uma clareira, nota que ianomâmis estão envenenando o bebê de uma índia, que está aos prantos. Você impediria a morte do bebê?



Mas tenho certeza que o maior dilema para um homem seria este:


Bom fim de semana!

2 comentários:

  1. Eu pegava a sereia invertida,

    eu frito a parte de cima e como a parte de baixo =P AHOehoaehoAHOEOAE

    ResponderExcluir
  2. Votação: Quem será que vai ter o MAIOR numero de VOTOS ? KKKKKKKKKKK comentem , deixa a SUA opnião kkkkkkkk B- Sereia INVERTIDA nas CABEÇA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é NOIZI véi kkkkkkkkk
    essa FOI foda kkkkkkkkkk eu FRITO a parte de CIMA e como a DE baixO SAOKSAKOASOK.' [/ torindo KKKKKKKKKKKK essa FOI empreendedora KKKKKKK

    ResponderExcluir